Redator Kivalita em 1 de fevereiro de 2021 em Artigos

Como adquirir uma certificação ISO NBR 9001:2015

Existem várias maneiras de se alcançar uma certificação ISO, mas o caminho mais fácil pode estar em 5 passos básicos que a ABNT recomendou quando houve a atualização da norma ISO 9001 em 2019:

1º Passo – Familiarize-se com a nova ISO 9001:2015. Apesar de alguns pontos terem mudado de fato, muitos permanecem iguais.

Recomenda-se fortemente a assessoria de um especialista que tenha conhecimentos específicos da norma para a condução do projeto.

2º Passo – Identifique as falhas da empresa que precisam ser reparadas para cumprir os novos requisitos.

Uma análise de todo o processo (desde marketing, vendas, operações até o final em entrega e pós vendas) para identificar o que precisa ser mudado dentro da empresa como um todo. Para alcançar o compliance e adquirir uma certificação ISO é um passo obrigatório para quem necessita de previsibilidade, rapidez e gestão efetiva.

A Kivalita traz como opção o GAP Analysis que é uma solução de baixo custo que promove uma análise aprofundada área à área da corporação. Verificar-se quais são os problemas e melhorias a serem corrigidas baseando-se na certificação desejada (ISO 9001, ISO 27001, ISO 14000 e etc).

3º Passo – Desenvolva um plano de implementação.

A partir da análise feita, é necessário detalhar em um cronograma as ações, responsáveis e gerenciar a implementação de correção e melhorias dentro do processo, prevendo: Treinamentos, ações, documentações, qualificações e validações, ajustes ou automação (através de softwares), contratação além de qualquer outra movimentação necessária.

O Continuous K pode te ajudar nesse processo, proporcionando uma assessoria multidisciplinar para a sua equipe interna e gerindo o projeto de forma a garantir a execução nos prazos determinados, visão geral e estratégica através de relatórios além de qualificar/orientar a equipe para execução das ações necessárias. Se você é Gestor, terá controle e visibilidade de todos os processos envolvidos, sem precisar acompanhar tudo de perto. Se for analista ou parte integrante do projeto, terá uma mentoria de como realizar cada procedimento ou ação necessária.

4º Passo – Ofereça treinamento e conscientização a todas as partes que possam influenciar na eficiência e desempenho dos processos da empresa.

Os treinamentos são tão importantes que não devem se limitar apenas a equipe interna envolvida, mas a fornecedores e prestadores de serviços que fizerem parte do resultado final do produto ou serviço. Por isso, antes mesmo de todo o processo começar para a equipe que irá atuar diretamente na adequação, deve-se planejar quantos treinamentos e envolvidos terão que ser capacitados ou conscientizados. Além disso , é imprescindível manter clara a intenção e execução do plano para os colaboradores e fornecedores que sofrerão o impacto da transformação, evitando resistência ou indagações sobre o projeto.

Há diversas formas de promover um treinamento, e a sugestão é sempre escolher as que são mais interessantes para o perfil da sua equipe. Pensando nisso, a Kivalita promove treinamentos personalizados de acordo com a demanda do cliente, e além disso, se você aderir o Continuous K terá direito a 2 treinamentos remotos por mês de até 2 horas com os temas necessários de acordo com a demanda.

5º Passo – Mantenha atualizado o seu sistema de gestão da qualidade para atender aos novos requisitos.

Mantenha a o seu processo sempre atualizado para manter a sua certificação através da qualidade continuada, promovendo sempre uma cultura baseada nas premissas da certificação aplicada, assim não correrá o risco de perder tal conquista.

Fonte: http://www.abnt.org.br/publicacoes2/category/145-abnt-nbr-iso-9001

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram