KIVALITA CONSULTING

Como ter uma certificação ISO sem tornar dolorosa a adequação

Como ter uma certificação ISO sem tornar dolorosa a adequação
Compartilhe

O sonho de muitas empresas quando se fala em excelência de processos, acaba por ser obter uma certificação NBR/ISO 9001, porém o processo para esse objetivo, pode ser bastante doloroso, ainda mais se o status atual da empresa, não atender o mínimo que a legislação exige. Para ajudar neste processo, aqui vão algumas atitudes a serem tomadas para que a adequação ocorra de maneira gradual e eficiente.

1.    Tome a decisão em conjunto com os líderes

A decisão de ter uma certificação ISO 9001, não é individual e não depende somente de uma parte da empresa. Ela precisa do apoio de todas as equipes envolvidas, desde a implementação até os ajustes finais para conseguir o selo. Por isso, quando o momento for correto, o ideal é juntar as lideranças da empresa para verificar se de fato a certificação deve ser o objetivo da empresa.

2.    Preveja os custos de projeto

Além de não ser um projeto individual, ele também não costuma ser barato. Ter os custos bem planejados, prevendo imprevisto e a mão de obra necessária para aplicação das ações é de suma importância. Tenha em mente que o investimento é proporcional:



3.    Treine muito bem todos os envolvidos e não somente a equipe de implementação

Ter uma equipe envolvida no projeto, tornará o processo bem menos demorado e doloroso, pois se houver resistência dos colaboradores, os cronogramas sempre acabam atrasando. Para isso não ocorrer, treinamentos periódicos, apresentando as vantagens de se ter uma certificação é indispensável, pois todos precisam ter a visão de melhoria da organização e não somente a gestão.

4.    Ter uma Equipe de implementação terceirizada pode facilitar

A equipe envolvida nas ações de melhoria e modificações das rotinas irregulares, não pode ter vícios, relacionamentos muito pessoais com os operários ou colaboradores, para que o tenha frieza na hora de corrigir ou alterar alguma coisa, e clareza na hora de orientar o pessoal.

Existem muitas certificações que um negócio pode almejar, mas ter esses pontos em mente poderá resultar:

  • Cronogramas e projetos respeitados
  • Processos realmente otimizados
  • Equipe menos estressada na hora da implementação
  • Auditoria de certificação com menos ou nenhum apontamento

Não precisa mais ser um sonho, é possível ter sua certificação ISSO 9001, basta contar com a tecnologia disponível, pessoal especializado e organização na hora do planejamento. Aqui na Kivalita, somos especializados em Certificações para empresas do setor farmacêutico, cosmético, veterinário, saneante, homeopático e outras mais, e estamos pronto para auxiliar a sua empresa, mas caso ainda tenha dúvidas se uma certificação ISO vale a pena, clique aqui e descubra agora!

Download Livro Kivalita
    Endereço
  • Rua dos Três Irmãos, 310 - Sala 302 - Vila Progredior
    São Paulo - SP
© 2020 Kivalita Consulting | Todos os direitos reservados