KIVALITA CONSULTING

Conheça 4 dos principais problemas de um projeto laboratorial e como superá-los

Conheça 4 dos principais problemas de um projeto laboratorial e como superá-los
Compartilhe

Por Bárbara Guelfi, fundadora e CEO da Kivalita Consulting 


Desde a idealização até a concretização de um projeto laboratorial, há diversas etapas importantes que devem ser consideradas. E, acredite: uma está diretamente conectada ou é sustentada pela outra. Mas, nem sempre os empreendedores e gestores à frente do projeto têm à mão o conhecimento suficiente e as respostas para lidar de imediato com os desafios que vão surgir ao longo desse caminho. 


A seguir, vamos listar alguns problemas e quais imprevistos podem ocorrer, capazes de comprometer o resultado final do projeto.


  1. Falta de informação para determinar os produtos que irão ser produzidos no laboratório de início e considerando os próximos 10 anos


São tantos os elementos para se preocupar, quando se está iniciando um projeto laboratorial. Temos que pensar desde o tipo de produto a ser analisado, ou seja: o que a empresa tem interesse em analisar e manusear no laboratório? Água, insumos, alimentos, cosméticos, resíduos industriais ou medicamentos? 


Dependendo do que for produzido e manuseado, toda a configuração do laboratório deve ser adequada ao que ele vai demandar, com previsão para os anos seguintes. O projeto mais assertivo, portanto, é aquele que consegue contemplar as principais demandas provisionadas, no prazo de cinco a dez anos de produtos, para não correr o risco de mudanças significativas no laboratório, inviabilizando o projeto e o negócio. 


Mesmo estimando um laboratório de análises “gerais”, são significativas as mudanças e investimentos quando tratamos, por exemplo, de um laboratório que analisa apenas água quando comparado ao que realiza análises de medicamentos ou insumos farmacêuticos. As regulamentações e equipamentos são bem diferentes. 


Assim, é preciso pensar, desde o início, na localização do laboratório, na licença sanitária requerida, documentação relativa ao estudo e às atividades operacionais (SGQ), à qualidade exigida, e muito mais.


  1. Falta de avaliação adequada para infraestrutura de gases, sistema de ar e capelas do laboratório podem acarretar em acidentes


Para definir o sistema de ar ideal de um projeto laboratorial, é preciso entender quais análises serão realizadas nele. Um laboratório físico-químico, por exemplo, requer uma preocupação maior com a concentração de reagentes voláteis - como os solventes que evaporam e particulados quando há amostragem. Por isso, é necessário realizar a diluição e a remoção desses poluentes, por meio de recursos como um sistema de exaustão localizado (visando reduzir a carga dos poluentes, evitando que se dissipam no local). Também há capelas, coifas, entre outros. 


Diante de um incidente é preciso ser ágil. O ideal é, de fato, preveni-lo, antes que aconteça. Para esta e outras questões, há recursos que podem ser previstos e contemplados na idealização do projeto. Mesmo que isto seja feito, tais recursos somente podem ser manuseados por profissionais técnicos habilitados, que conhecem as suas devidas limitações. 


O mercado conhece apenas as NRs aplicáveis a GLP (gás de cozinha) e não de outros gases específicos de laboratório, que exigem infraestrutura e manuseios diferentes como Nitrogênio, Oxigênio, etc. Dentre os exemplos de detecção para a segurança estão os sensores de gases, que devem estar conectados às válvulas de fechamento dos cilindros, para que uma vez detectado um incidente, automaticamente possam bloquear a saída do gás. Além disso, já existe tecnologia disponível de monitoramento remoto da pressão dos cilindros. 


  1. Falta de previsão de manutenções periódicas em equipamentos e sistemas de segurança para evitar acidentes


Muitas vezes as previsões de manutenção acabam ficando em segundo plano em um projeto e ocorrem apenas para consertos pontuais, resolvendo as questões quando elas aparecem. E isso, pode trazer problemas graves aos profissionais que trabalham no ambiente laboratorial. 


O mau-posicionamento de "chuveiro lava-olhos'' ou mesmo a sua falta de manutenção, pode contribuir para um acidente sério, caso o profissional tenha os seus olhos expostos a um gás ou produto químico na capela e necessite lavá-los imediatamente. Isto, por uma falta de manutenção do EPC ou mesmo por ter sido instalado em um local incorreto, de difícil acesso, de modo que a pessoa não possa lavá-los.


  1. Falta de profissionais competentes, para auxiliar na tomada de decisão rápida. 


O empresário e o gestor de projeto devem ainda contemplar o apoio de especialistas ou de uma equipe multidisciplinar para fazer parte do projeto, que tenham amplo conhecimento necessário para a tomada de decisões ágeis e corretas sobre o laboratório e as suas operações propostas a serem realizadas pela empresa. 


Com base em uma visão global, considerando estratégia de negócio, segurança, tipos de produtos, sistema da qualidade e analistas laboratoriais, o resultado beneficia todas as partes, minimizando falhas, espaços inadequados, riscos ambientais e de segurança, prejuízos e atrasos no projeto.


Recentemente, a Kivalita Consulting lançou um e-book "Projetos laboratoriais, por onde começar", que traz respostas para os problemas listados aqui e outros relativos ao tema. Basta clicar neste link, para fazer o download gratuitamente desse e-book e obter mais informações a respeito.


Considere que muitos são os benefícios, quando o projeto laboratorial prevê profissionais competentes para a tomada de decisões ágeis e assertivas, em cada etapa. Sem contar que um projeto laboratorial consistente:


  • Traz maior redução de custos (tanto a curto, quanto a longo prazo), 

  • Assegura conformidade com as legislações em vigência do setor;

  • Prioriza a proteção da saúde das equipes contra riscos de acidentes.

  • E muito mais.


Gostou desse artigo? Leia também nosso outro post, no Blog Kivalita Consulting: "Como montar o seu laboratório do zero ao compliance". 


Já conhece a Kivalita Consulting?


Nós, da Kivalita Consulting, somos uma consultoria com um time multidisciplinar, que tem foco em gestão de qualidade, tecnologias e projetos laboratoriais que apoiam as empresas a ir além, atendendo não apenas o cumprimento da legislação, mas garantindo que a gestão eficiente de processos torne o negócio muito mais lucrativo, reduzindo riscos com custos, desperdícios e retrabalhos. 


Com a nossa expertise, podemos ajudá-lo a superar os desafios de um projeto laboratorial, avaliando-o para enquadrá-lo no melhor escopo de contrato, visando cobrir desde a elaboração de documentação regulatória e de qualidade, LTA e projeto base, até infraestrutura total, considerando o SGQ (Sistemas de Gestão de Qualidade) e mão de obra especializada laboratorial para início dos trabalhos e comercialização. Fale conosco e saiba mais!


#Kivalita #KivalitaConsulting #ProjetoLaboratorial #laboratórios #infraestruturalaboratorial #controledegases #construçãodelaboratório #regulamentaçãoparalaboratório #laboratoriofarmacêutico #laboratorioquímico #fabricaçãodeprodutosquímicos #fabricaçãodemedicamentos #produçãodeprodutosquímicos #produçãoprodutosfarmacêuticos #qualidade #gestãodequalidade

Download Livro Kivalita
    Endereço
  • Rua dos Três Irmãos, 310 - Sala 302 - Vila Progredior
    São Paulo - SP
© 2020 Kivalita Consulting | Todos os direitos reservados