KIVALITA CONSULTING

Por que a validação de sistemas precisa ser considerada no plano de cibersegurança da sua empresa?

Por que a validação de sistemas precisa ser considerada no plano de cibersegurança da sua empresa?
Compartilhe

Por Barbara Guelfi, CEO da Kivalita Consulting. 

 

A questão da cibersegurança nos negócios - que é o fato das empresas contarem com recursos de proteção de sua privacidade e dos dados que trafegam em seus computadores, servidores e em suas redes corporativas contra ataques de cibercriminosos -, deve ser um tema prioritário por parte dos empreendedores e gestores de organizações de qualquer porte e segmento. Para o setor de Life Science (que inclui as indústrias farmacêutica, alimentícia, cosmética e química), por exemplo -, não é diferente.

 

Os cibercriminosos estão cada vez mais audaciosos, aplicando ataques mais sofisticados que miram consumidores e negócios. Esse cenário também tem se agravado devido aos conflitos entre a Rússia e a Ucrânia. A Avast, empresa global de segurança e privacidade digital, recentemente alertou que tem observado iniciativas compartilhadas nas mídias sociais, que incentivam as pessoas comuns a se tornarem hackers, baixando ferramentas para dar suporte a ataques chamados DDoS contra alvos na Rússia. Esse tipo de ataque (DDoS) é uma forma de tornar os serviços online indisponíveis para os seus usuários. No entanto, uma análise deste tipo de ferramenta mostra que ela não é segura, pois coleta dados sigilosos que podem tornar os usuários identificáveis, como o seu endereço IP, código do país, cidade, localização proveniente do endereço IP, nome de usuário, configuração de hardware e idioma do sistema. 

 

Outro dado divulgado importante divulgado pela Avast no último ano, foi que a probabilidade de um usuário corporativo no Brasil encontrar qualquer tipo de malware para PC é de 17,52%. 

 

A importância da validação de sistemas

Por todas essas razões é essencial que o plano de cibersegurança da empresa contemple sistemas com camadas fortes de proteção de dados e privacidade e, mais do que isso, considere a validação desses softwares de forma que atendam às expectativas do negócio.

 

Com a validação dos sistemas (VSC) é possível garantir a integridade dos dados corporativos, inclusive como parte da gestão eficiente da qualidade. Deixar de investir em sistemas avançados e adequados de proteção de dados, pode expô-los a vulnerabilidades capazes de impactar a continuidade do negócio. 

 

Nos casos em que as empresas deixam de validar os seus sistemas, como o de fabricação MES (Manufacturing Execution Systems), LIMS (Laboratory information management system) e outros que armazenam dados de pacientes, (ex.farmacovigilância), aumentam os riscos de erros nos processos de produção, perda de dados e a necessidades de recall, por exemplo. Sem contar que, essa falta de validação no cenário de cibersegurança pode expor vulnerabilidades capazes de levar ao vazamento de informações corporativas sigilosas. 

 

Além de ser uma questão regulatória, a validação de sistemas assegura a proteção das informações da empresa e, consequentemente, da propriedade, integridade e qualidade de seus produtos para o mercado de Life Science. Nestas validações, são consideradas as premissas da ABNT ISO/IEC 27001 e do Guia 33 da Anvisa para as empresas reguladas por ela na área de Life Science (Indústrias e importadoras farmacêuticas, cosméticas, químicas, saneantes, veterinárias e alimentícias.)

 

Se você deseja saber mais sobre a validação de sistemas, leia também o nosso artigo "Por que validar o seu sistema computadorizado?"

 

Ajudando a sua empresa com os desafios da validação

Além de ser parte importante do plano de cibersegurança às empresas, a validação de sistemas traz um impacto direto na qualidade do produto. 

 

Para avançar na questão, a Kivalita Consulting pode ajudar a sua empresa no mapeamento de seus sistemas, o que inclui desde planilhas de excel até softwares de proporções maiores como “ERPs” ou outros de automação de escala industrial. Nossos profissionais podem contribuir para a construção de um histórico real das ações realizadas no sistema por seus usuários, facilitando a estruturação, tratamento, gestão e proteção de informações mais confiáveis para um uso eficiente e assertivo no futuro.

 

Fale com nossos especialistas e saiba mais!

 

#KivalitaConsulting #Cibersegurança #Avast #SistemasDeQualidade #ValidaçãoDeSistemas #SegurançaCibernética #AmeaçasDigitais #ProteçãoDeDados #RedesCorporativas #LIfeScience #Qualidade #GestãoDeQualidade #Privacidade #AtaquesOnline #AtaquesEmpresas #SegurançaOnline

Download Livro Kivalita
    Endereço
  • Rua dos Três Irmãos, 310 - Sala 302 - Vila Progredior
    São Paulo - SP
© 2020 Kivalita Consulting | Todos os direitos reservados