KIVALITA CONSULTING

Por que é importante ter uma equipe de qualidade na sua empresa?

Por que é importante ter uma equipe de qualidade na sua empresa?
Compartilhe

Atender com excelência os clientes, com produtos e serviços que superem as suas expectativas, certamente está no topo da lista de prioridades de qualquer empreendedor. Isto é o que reforça o posicionamento das marcas na mente de seus consumidores e mantém os negócios, rumo ao crescimento, conquista e expansão de mercados. 


Muitos são os processos por trás da fabricação de produtos, principalmente na área de Life Science. Todos os procedimentos, desde a idealização do produto, sua fabricação e entrega, devem seguir uma série de rigorosas exigências de agências reguladoras - por exemplo, da Anvisa para os fabricantes de produtos farmacêuticos.


Quando uma empresa conta com uma "equipe de qualidade", ela está assegurando que todos os seus processos inerentes à fabricação estejam em total conformidade com as normas do setor e que os seus produtos sejam produzidos e entregues, sem falhas ou riscos aos seus usuários.


Benefícios de uma equipe de qualidade multidisciplinar


Uma equipe da qualidade, composta por especialistas com múltiplas habilidades e experiências em áreas chave do negócio, traz grandes ganhos à organização como um todo e a seus consumidores. 


A atuação desses profissionais em conjunto, em prol à qualidade dos processos, traz maior visibilidade sobre os desafios e riscos que possam existir nos processos de desenvolvimento e fabricação de produtos. Mais do que isso, com colaboração conjunta desses profissionais é possível não apenas encontrar a causa raiz dos "gaps", mas também solucioná-los de imediato ou preveni-los, antes que aconteçam através da implementação de padrões de qualidade. 


Tudo isso, aliado ao uso de tecnologias de ponta, que automatizam e aceleram os processos de gestão de qualidade. Dentre elas, ferramentas de rastreamento de bugs e de gerenciamento de testes estão entre as principais tecnologias que podem ser usadas pela equipe de qualidade, visando a redução de custos e riscos na fabricação.


A seguir, vamos pontuar algumas áreas recomendadas da qualidade para compor a equipe de qualidade de uma indústria (farmacêutica, cosmética, veterinária, saneantes, alimentos etc) para que a rotina diária, operações e os projetos de melhoria contínua tenham sucesso: 


Garantia da qualidade:


  • Responsável técnico: Este profissional pode fazer parte de qualquer área da qualidade ou regulatória, sendo comumente encontrado como parte da área de GQ. O Farmacêutico responsável técnico tem como responsabilidade liberar os produtos na indústria, bem como verificar se tudo está correndo em compliance em todas as frentes e operações que possam comprometer a qualidade do produto ou saúde do consumidor.


  • Supervisor/Coordenador de GQ: Este líder deve fornecer os recursos e direcionamentos necessários para a condução das atividades dos analistas. Por possuir visão sistêmica, é ele quem aloca os profissionais da qualidade para garantir os resultados esperados de SGQ, bem como no acompanhamento de inspeções e direcionamento na realização de melhoria contínua.


  • Analista de qualidade sênior: analista mais experiente, que pode contribuir com conhecimentos relevantes sobre qualificações e validações, além de ter capacidades para desempenhar um cargo de liderança na equipe na ausência do supervisor/coordenador.


  • Analistas de qualidade pleno: esse profissional pode exercer a sua função e contribuindo na equipe com trabalhos vitais, como: gerenciamento de procedimentos, qualificação de fornecedores, qualificação de equipamentos, validações (processo, limpeza, sistemas e transporte) evitando assim,  desvios e retrabalhos. 


  • Analista de qualidade Júnior: O analista junior é profissional iniciante desta área, mas é de suma importância para aquisição de dados. Ele é responsável por auxiliar os outros analistas na conferência e acompanhamento de processos, distribuição de procedimentos dos processos fabris, organização de documentações, etc. 


Controle de Qualidade:


  • Supervisor/Coordenador pelo laboratório: com a nova RDC 512/2021, torna-se necessário ter um responsável técnico no laboratório com um poder de decisão sobre os processos. Este líder deve organizar as rotinas de laboratório, bem como direcionar os analistas conforme as demandas de liberação e compliance necessárias a serem cumpridas. O desafio é atender as várias frentes como: Análise de Matérias- primas, análise de pontos de água da fábrica, análise de produtos intermediários (produtos em processo) e análise de liberação de lote. Lembrando que quando citamos laboratório, devemos considerar todas as frentes: físico-química, microbiológica, controle em processo e controle de qualidade de embalagens.


  • Analista de CQ Sênior: Verificação de laboratório, tem o poder de decisão sobre os procedimentos, e no caso de falta de um RT ou gerente da qualidade, ele é o mais apto a substituí-los. 


  • Analistas de CQ pleno: O número de analistas necessários para um bom andamento dos processos pode variar de acordo com a quantidade de produtos que se está sendo analisado, um analista pleno tem a responsabilidade de execução dos procedimentos necessários. 



  • Analista de CQ Júnior: O analista júnior é profissional iniciante desta área laboratorial, mas é de suma importância para preparo dos equipamentos e materiais antes dos outros analistas plenos/seniores iniciarem os trabalhos. Ele é fundamental para o laboratório é responsável por auxiliar na condução de preparos que o laboratório, tanto para ganhar agilidade nas análises, como garantir o compliance de dados. Algumas de suas funções são: preparo de balanças, amostragem de produtos, preparo e soluções, além do preparo de equipamentos antes do início das análises como dissolutores, HPLC, estufas, etc. 


Lembrem-se, é sempre importante ter mais de um analista no setor da qualidade da sua empresa, pois é necessário sempre revisar procedimentos e processos, sem conflitos de interesse, segundo as diversas legislações das áreas de Life Science reguladas pela Anvisa/MAPA.


Treinamentos constantes de profissionais


Para garantir um SGQ atualizado, às agências regulatórias (Anvisa, MAPA, Inmetro…) e o mercado constantemente anunciam novas normas e atualizações relacionadas à regulamentação do setor, requerendo melhorias contínuas além de procedimentos para garantir o compliance.


Por isso, treinamentos frequentes da equipe de qualidade são fundamentais, para que os profissionais estejam aptos a realizar os processos de acordo com as mais recentes exigências do mercado. 


Revisões e testes de qualidade constantes, por meio do uso de recursos inovadores, podem gerar insights e dados consistentes sobre a fabricação para a equipe de qualidade, que necessita de criticidade para analisá-los e usá-los de forma a promover melhorias contínuas nas operações.


Temos especialistas prontos da área de qualidade para ajudar a sua empresa


Agora que você já sabe alguns dos benefícios de contar com uma equipe de qualidade multidisciplinar para o seu negócio, saiba que nós, da Kivalita Consulting, podemos ajudar a sua empresa a estruturar um time de profissionais multidisciplinares nesta área, incluindo análises e mapeamento extenso dos processos de fabricação de produtos com foco na gestão de qualidade.


A Kivalita Consulting atua há anos na área de gestão de qualidade e validação de tecnologias para empresas da área de Life Science. Temos conhecimento amplo neste campo e, por isso, estamos sempre aptos a ajudar as empresas e fabricantes de produtos, a superar os desafios relacionados a este tema.

 

Fale conosco e saiba mais!


#IndustriaLifeScience #Kivalita#KivalitaConsulting #qualidade #equipedequalidade #gestãodequalidade #equipemultidisciplinar #produtosfarmacêuticos #sistemasdequalidade #testesdequalidade #fabricaçãodeprodutosfarmacêuticos #industriafarmacêutica #profissionaldequalidade #auditoria #treinamentos #gestãodeprocessos #gestãoderiscos

Download Livro Kivalita
    Endereço
  • Rua dos Três Irmãos, 310 - Sala 302 - Vila Progredior
    São Paulo - SP
© 2020 Kivalita Consulting | Todos os direitos reservados