Redator Kivalita em 2 de agosto de 2021 em Artigos

Sistema de Gestão de Qualidade: saiba os benefícios da melhoria contínua ao negócio

No dia a dia, as empresas se deparam com inúmeros processos operacionais. Além das atividades que ocorrem dentro dos próprios departamentos, o grande desafio está na integração das atividades entre as áreas da companhia, engajamento das equipes e o ganho de agilidade que o negócio requer para se manter competitivo no mercado.

O fato é que em meio a todo esse cenário, podem haver falhas que requerem ser identificadas e solucionadas de imediato para não impactar o desempenho da organização e, especialmente, garantir a qualidade do serviço ou produto que está sendo entregue ao cliente.

É aqui que o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) tem um papel fundamental, contribuindo para o apontamento e gestão rápida de correções de falhas (não conformidades, o que chamamos de “gestão de risco”) nos processos corporativos.

Como mensurar os riscos do SGQ?

A definição das métricas de mensuração de riscos, a serem consideradas no Sistema de Gestão de Qualidade da empresa, dependerá das exigências e regulamentações da indústria que o negócio está inserido.

Mapear os processos e registrar a mensuração dos riscos e oportunidades de melhorias identificados é extremamente importante, principalmente com relação às auditorias. Isto porque ajuda no acompanhamento contínuo de resolução das falhas, certificando as boas práticas e resultados positivos a curto, médio e longo prazo.

Além disso, a mensuração dos riscos, mapeamento das oportunidades e acompanhamento das ações corretivas para não conformidades tornam-se um apoio fundamental na elaboração e nas novas revisões do planejamento estratégico da companhia.

Implementando a cultura entre as equipes

Dentre os grandes desafios da implementação do SGQ está o engajamento das equipes. Neste sentido, é preciso adotar ações que promovam a autonomia e o reconhecimento dos colaboradores frente aos projetos.

Algumas das medidas que a Kivalita Consulting adota, por exemplo, visando a mudança da cultura para promover a qualidade na empresa, como um todo, estão:

  • Treinamentos (técnicos e de soft skills);
  • Follow-ups periódicos para a determinação de atividades, entregas e feedbacks;
  • Gestão de riscos sobre os processos da empresa (tanto para os processos novos ou existentes);

Não há um Sistema de Gestão de Qualidade perfeito para a sua empresa, mas certamente a melhoria contínua deve ser implementada como uma cultura às equipes e fazer parte do DNA da organização, priorizando o respeito às boas práticas exigidas pela legislação do seu setor.

Benefícios da solução “Continuous K” para melhoria contínua

Você já conhece a Kivalita Consulting? Somos uma empresa brasileira especializada no desenvolvimento da gestão de qualidade e validação de tecnologias para empresas da área de Life Science.

Assim, nossa expertise é atender os mais rigorosos requisitos regulatórios e de mercado, com competência para suportar organizações de diversos portes desse segmento, como indústrias farmacêutica, alimentícia, cosmética e química, entre outras.

Dentre as soluções do nosso portfólio está a Continuos K, que se baseia na metodologia de qualidade mais antiga e mais difícil de ser mantida nas empresas: o PDCA (Plan-Do-Check-Act). Dessa forma, atuamos na definição de processos para evitar retrabalhos, riscos e prejuízos, sustentando o crescimento “contínuo” do seu negócio. Para isso, oferecemos:

  • Assessoria de qualidade e tecnologia regulatória, frente às demandas específicas do setor;
  • Reuniões mensais de acompanhamento;
  • Treinamentos mensais;
  • Atendimento, relatórios e dashboards semanais do projeto com indicadores para a tomada de decisão;
  • Assessoria para adequação à certificação (ISP/ONA)
  • Gestão e planejamento das atividades via plataforma, em tempo real

O grande diferencial desta solução, é que é realizada de forma retoma (online).

Contar com um Sistema de Gestão de Qualidade, sem dúvida, é uma poderosa vantagem estratégica, capaz de posicionar a organização em um novo patamar em termos de qualidade e desempenho operacional.

Então, vamos falar sobre SGQ para sua empresa? Entre em contato com a Kivalita Consulting, será um prazer atendê-lo!

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram