KIVALITA CONSULTING

Você sabe o que faz e como se tornar um profissional da área de qualidade?

 Você sabe o que faz e como se tornar um profissional da área de qualidade?
Compartilhe

Em todo ambiente de trabalho, especialmente na área de Life Science - que abrange o farmacêutico, farmoquímico, de cosmético, químico, de alimentos, de saneantes, veterinário e de produtos para saúde -, sempre há inúmeros processos. Mapeá-los e estruturá-los, certificando que cada uma de suas etapas contemplem boas práticas de qualidade é essencial para o sucesso da empresa. 

A garantia da qualidade nas operações agrega valor à marca e contribui positivamente para o crescimento do negócio, como consequência da entrega de produtos e serviços que superam as expectativas dos clientes, buscando fidelizá-los e retê-los.


Frentes de trabalho


Para quem busca aperfeiçoamento técnico e prático, e deseja conhecer em quais áreas o profissional de qualidade pode atuar, saiba que há diversas frentes de trabalho. Hoje, por exemplo, valoriza-se muito a experiência do cliente e, portanto, o profissional de qualidade terá o papel de monitorar e certificar boas práticas nos processos inerentes à jornada dos consumidores de uma empresa. 


O profissional de qualidade pode ainda contribuir para que os sistemas corporativos sejam mais eficientes e estejam em conformidade com os regulamentos e padrões estabelecidos ao setor.


Capacitação e certificação


Não há dúvida que, como em qualquer outra área, o profissional deve buscar por capacitação e certificação. Algumas das posições que esse profissional pode desempenhar, são:


  • Auditor de Qualidade

Avalia de forma sistemática todas as operações da empresa, certificando se estão em conformidade com o plano de negócio previamente estabelecido, e se contemplam boas práticas de implementação para assegurar o atendimento de parâmetros pré-estabelecidos. 


  • Engenheiro de Confiabilidade

É responsável por otimizar o nível de confiança de um sistema ou de um produto. Para isso, o profissional estima riscos visando prevenir eventuais falhas, que possam ocorrer nos processos da organização, especialmente aquelas que ameaçam interrompê-los  - como prejuízos por falhas humanas ou parada inesperada de equipamentos.


  • Responsável Técnico

É um profissional que responde perante aos órgãos regulatórios sobre a qualidade e o atendimento a todos os requisitos da Vigilância Sanitária. Este profissional atua com autonomia para intervenção sobre os processos e produtos, caso eles impactem a qualidade, a segurança ou a legislação.


  • Analista de Garantia de Qualidade

Seu papel é estruturar toda a documentação de um sistema de gestão, de forma a adequá-la às normas e padrões de qualidade específicos do setor. Isto inclui a criação de processos e fluxos de implementação.


  • Analista de Controle de Qualidade

Aqui, o profissional pode atuar na análise de produtos acabados e na validação de matérias primas, metodologia analítica, análise de água, etc. Essa área tem foco nas áreas de laboratório, físico químico ou micro biólogo.

  • Profissional de Validação de Processo e Limpeza

Este profissional requer grande conhecimento em processos fabris para garantir que a produção entre lotes seja repetível, reprodutível e robusta perante os requisitos regulatórios e a qualidade.

  • Profissional de Validação de Sistemas Computadorizados:

Tem como principal missão garantir que todos os sistemas e planilhas que a empresa possui sejam verificados e sejam passíveis de validação. O maior desafio dessa área é conciliar o conhecimento de tecnologia e qualidade, com os processos da área de Life Science, garantindo o status de validação durante todo o ciclo de vida do sistema/software. 



Ao concluir sua especialização, considere aprofundar seu conhecimento técnico e explorá-lo na prática em uma empresa do setor. Isto é fundamental para que você, como profissional da área de qualidade, adquira competência para lidar com os mais avançados recursos aliado à experiências reais com desafios críticos do ambiente industrial que, certamente, vão diferenciá-lo no mercado.

,

Projeto Novos Leões Kivalita


A Kivalita Consulting, que é especializada no desenvolvimento da gestão de qualidade e validação de tecnologias para empresas da área de Life Science, oferece o Projeto Novos Leões Kivalita para aperfeiçoar e acelerar o aprendizado de universitários, por meio de conteúdo técnico abrangente aliado a experiências práticas dentro de ambientes industriais de setores como: farmacêutico, farmoquímico, de cosmético, químico, de alimentos, de saneantes, veterinário e de produtos para saúde.


É um projeto que conta com empresas parceiras, as quais disponibilizam apoio de especialistas, infraestrutura e abertura de estágio ou vaga com base no desempenho do aluno inscrito. Nós, da Kivalita Consulting, atuamos como um hub entre os universitários graduados e as empresas participantes do projeto.  


O Projeto Novos Leões Kivalita contempla três fases:


  1. Capacitação profissional: aulas teóricas e acompanhamento de um especialista da área, adquirindo conhecimentos técnicos e comportamentais para o mercado de trabalho; 

  1. Aquisição de conhecimentos específicos da indústria de forma "híbrida": conhecimento teórico e prático, selecionando minimamente duas áreas para poder atuar: garantia da qualidade, laboratorial ou área hospitalar;


  1. Estágio ou vaga na área: com base na performance do aluno, é possível ter oportunidade de estágio ou vaga na área (voluntária ou remunerada), onde irá exercer todo o conhecimento que adquiriu.


Se você está interessado e deseja saber mais informações, inclusive como se inscrever, basta acessar: www.kivalitaconsulting.com/novos-leoes-kivalita


#KivalitaConsulting #ProfissionaldeQualidade #ProjetoNovosLeõesKivalita #gestãodequalidade #auditoria #treinamentos #gestãodeprocessos #gestãoderisco



Download Livro Kivalita
    Endereço
  • Rua dos Três Irmãos, 310 - Sala 302 - Vila Progredior
    São Paulo - SP
© 2020 Kivalita Consulting | Todos os direitos reservados